Guias & Parceiros GT
Guias GT

João Sá Nogueira – Espírito aventureiro…
O gosto pelas caminhadas surgiu há mais de 15 anos e desde então nunca mais parou de subir e descer montanhas em Portugal, Espanha, Norte de África, Sudeste Asiático e tantos outros lugares recônditos por esse mundo, fora das grandes rotas turísticas. Este aventureiro tem uma paixão pela natureza e vida ao ar livre mostrando-se sempre pronto a partir de mochila às costas. Através da Green Trekker partilha com amigos e novos adeptos os seus conhecimentos no terreno, guiando-o por muitos dos trilhos que já conhece de olhos fechados.
Miguel Vilardebó – Alma de desportista…
Migas, como é conhecido entre os amigos, tanto pode estar a esquiar na Serra Nevada, a fazer Windsurf na Foz do Arelho ou a descobrir um novo trilho na Serra de Gredos. Sempre acompanhado pela sua amiga Duka é um adepto dos Trekkings em autonomia e gosta de testar os seus limites.
Praticante desta modalidade há mais de dez anos tem percorrido com João Sá Nogueira, outro dos elementos do Green Trekker, o país de Norte a Sul. Gestor de Expansão no dia-a-dia dedica o seu tempo livre aos passeios na natureza e ao desporto de aventura. Sempre de mochila às costas o medo é uma coisa que não lhe assiste.

Patrícia Cabral – Paixão pelas viagens
Esta jornalista de viagens descobriu a paixão pelo trekking e desde então ficou rendida a este vício que nos faz partir de mochila às costas para qualquer lado. De Santiago de Compostela à Serra de Bejar, da Madeira ao Gerês ou à Serra da Estrela os caminhos percorridos já foram muitos. Apesar de ser a mais nova do grupo nestas andanças já passou no “teste” de resistência e tornou-se numa Trekker todo o terreno.

Duka – Pura energia…
Seria uma profunda injustiça não fazermos uma menção à Duka. Afinal esta fiel Border Collie acompanha-nos em todos os Trekkings e soma mais quilómetros nas patas que qualquer um de nós. É ela quem desbrava caminhos, dá o sinal de alerta na presença de outros animais…
Salta obstáculos com determinação, anima os mais atrasados com a sua energia e até lambe a loiça suja de um acampamento se for preciso. Por todas estas razões um Trekking sem a nossa Duka podia fazer-se mas nunca seria a mesma coisa.
Parceiros GT

Pedro Cuiça – GT Montanhismo
Praticante de montanhismo há cerca de 35 anos é instrutor da modalidade há mais de duas décadas. Possui títulos profissionais de treinador de desporto de Grau III em Montanhismo, Escalada e Pedestrianismo (TPTD nº 35840, 35839 e 35841, respectivamente). É autor do Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo I (2010), de “Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking” (2015) e foi co-autor de mais de uma dezena de livros sobre caminhada. Exerceu a profissão de jornalista e editor especializado em ambiente e actividades de ar livre na revista Forum Ambiente e pertenceu ao conselho assessor da revista Caminar – Senderismo y Naturaleza.

Bruno Amaral – GT Fotográfico
«Sou apaixonado por fotografia desde pequeno…comecei a fotografar para partilhar com os outros os momentos que vivi nas minhas caminhadas na natureza. Hoje a fotografia tornou-se para mim uma expressão do meu estado de espírito e uma forma de arte! Espero com as minhas imagens sensibilizar todos aqueles que as vêem como necessidade de proteger e respeitar tudo aquilo que nos rodeia. Seja a fotografar flores, praias selvagens, rios ou montanhas, estou sempre em busca daquele momento efémero onde tudo se conjuga: natureza, tempo, luz e o fotógrafo». Pode ver alguns dos seus trabalhos na loja do CCB e no Posto de Turismo do Cabo da Roca.

Nazaré Robalo – GT Cultural
Qual é o segredo que Lisboa guarda, que magia transmite que deixa enamorados todos aqueles que a visitam? Na minha já longa vida de guia-intérprete/historiadora da arte, acompanhando gentes de origens diversas, e não menos diversas formações, desde pintores japoneses, a arquitectos suecos, de jornalistas turcos, a fotógrafos franceses, de médicos americanos a… lista não teria fim! É, pois, esta luz que realça a beleza desta cidade feita de contrastes, onde uma exuberante igreja manuelina convive com uma capelinha de bairro, ruinas romanas com arquitecturas contemporâneas, miradouros donde Lisboa, um pouco atrevida, se desnuda a vielas escuras, onde se esconde, guardando o seu mistério…É para descobrir tudo isto e algo mais que vos convido a vir comigo. Estou certa de que, juntos, vamos acrescentar muito à biografia desta cidade única!

Pedro Carvalho – GT Bike
Apaixonado pelo BTT desde 1992, Pedro Carvalho foi um dos primeiros praticantes desta modalidade em Portugal. Já percorreu várias partes do globo em busca daquela sensação única que só um trilho perfeito pode oferecer, mas continua a achar que o nosso país é um verdadeiro paraíso para os amantes das bicicletas de montanha. Foi o fundador da Bike magazine, a primeira revista portuguesa exclusivamente dedicada ao BTT, publicação que dirigiu até 2001. Actualmente, é o director da revista B-Cultura da Bicicleta. Agora, como líder da Green Trekker Bike, chegou a altura de partilhar momentos únicos nos melhores trilhos de Portugal.

Miguel Judas – GT Trail
Colaborador de publicações como a Visão ou a Evasões, desde há muito que tem pelos caminhos do Portugal profundo uma das suas grandes paixões profissionais. Miguel Judas, (jornalista de) 41 anos, é especialmente atraído pelas zonas menos conhecidas, tantas vezes esquecidas, onde há sempre algo de novo para se revelar – locais, histórias, tradições,paisagens e, especialmente, pessoas. Um prazer idêntico ao que, nos últimos anos, encontrou no trail running. Considerado uma versão mais radical de corrida, neste caso realizada na floresta ou na montanha, por antigos trilhos e caminhos pedestres, este desporto tem-lhe permitido descobrir locais únicos, de norte a sul do país, que agora partilha com a Green Trekker.

João Custódio – GT Trekking
Em qualquer trekking seja num terreno mais difícil ou um percurso simples, o João está sempre pronto a ajudar, aconselhar e motivar a equipa. Muito cerebral demonstra em todas as situações uma grande resistência física e capacidade de autodomínio perante as adversidades. Praticante de futebol, escalada e trekking é um amante incondicional da natureza e vida ao ar livre. Descobriu a paixão pelas caminhadas com um amigo e desde então já gastou muitas solas a percorrer os vários caminhos de Santiago. A trabalhar no grupo Impresa como gestor de produto, tem sempre tempo para fazer o que mais gosta…

Francisco Rei – Caminhadas Temáticas
“Nasci na Cova da Beira, em 1993, e vim para Lisboa uns anos mais tarde, tendo feito a minha primeira caminhada em 2006 – Travessia da Gardunha, ficando com o gosto do pedestrianismo. Anos depois aprendi a orientar-me na natureza, organizei caminhadas em Sintra e noutros locais, ajudando no terreno sempre que possível. Plantei carvalhos na Serra da Estrela, ajudei a “Limpar Portugal”, entre outras iniciativas. Conclui Turismo Ambiental e Rural, curso escolhido por mim, devido à temática, pois sempre tive um gosto especial por história e natureza. Fui sempre dedicando o meu tempo a “conhecer”, sendo o meu maior interesse, as Linhas de Torres Vedras e Invasões Francesas.”





